sábado, 17 de agosto de 2013

PROJETO IDENTIDADE E AUTONOMIA

 
"Eu,você e os outros ... uma construção necessária !

Segundo o RCNEI (Referencial para Educação Infantil), a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir, de pensar e da história pessoal .
 
É  na creche que a criança conquista suas primeiras aprendizagens - adquiri a linguagem, aprende a andar, forma o pensamento simbólico e se torna um ser sociável. Pensando assim é que o Centro de Educação Infantil "Jardim Carioca" propôs um trabalho de adaptação e construção da identidade e autonomia baseado no estabelecimento de vínculos inserindo a família como canal primeiro de socialização. 
 
A autonomia consiste na capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a do outro. Mais do que autocuidado - saber vestir-se ,alimentar-se, escovar os dentes ou calçar sapatos, ter autonomia significa ter vontade própria e ser competente para atuar no mundo em que vive.
 
Segundo Henri Wallon (1879-1962) um dos principais estudiosos do desenvolvimento infantil, mesmo antes da aquisição da linguagem, a emoção se configura como meio utilizado pelos bebês para estabelecer uma relação com o mundo. Ele foi o primeiro pesquisador a incluir a afetividade como componente para formação integral da criança, junto do desenvolvimento, da inteligência e da formação do eu como pessoa. 
 
Explorar o eixo Identidade e Autonomia na perspectiva de envolver os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem, se identificando  como seres únicos, como corpo, hábitos e preferências próprias  foi  primordial para oportunizar a construção da identidade das crianças e mediar as relações entre os professores, de forma autêntica, consciente e contextualizada, permitindo que a criança conhecesse a própria história familiar promovendo um processo interação, afetividade, apropriação de regras de convivência, hábitos e emoções .
 
A Culminância do projeto objetivou-se a exploração de três eixos para cada turma :
 
Berçários I e II (4 meses a 24 meses): "Eu ,você e o mundo"  - Estabelecimento de vínculos com adultos e outros, os primeiros passos ...
 
Creches I (2 a 3 anos) : "Eu ,você e os outros ...construindo saberes" - descobertas, experimentações, conquistas, interação entre pares, conhecimento de si  e afetividade .

Creche II ( 3 a 4 anos ): "Quem sou eu? " Preferências e Formação Familiar" - Minha identidade, história do nome, gênero, aprendendo a lidar com  as  emoções, amizade, composição familiar.

Encerramos este projeto com a  compreensão de  que é essencial  o desempenho coletivo  para o desenvolvimento da criança e estabelecimento de vínculos  com o educador. Agradecemos a toda equipe de colaboradores que  tornaram isto realizável e aos pais que  são figuras presentes e participativas  na formação de seus filhos .





















































































******** Até uma próxima postagem ********

Coordenadora Ingrid Silva

Nenhum comentário: