sábado, 6 de abril de 2013

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


O trabalho com a matemática na Educação Infantil é muito importante. Principalmente quando oportuniza aos pequenos o contato com atividades lúdicas e condizentes com sua faixa etária. Jogos, brincadeiras, músicas e situações problemas podem ser grandes aliados dos professores na hora de ensinar os conceitos matemáticos. 

Brincadeiras cantadas como as de pular corda; brincadeiras de amarelinha; cabo de guerra; brincadeiras com bolas; elefante colorido, pescaria dos números e outras, estimulam a concentração, o raciocínio lógico, a coordenação motora e noção espacial. São excelentes e muito apreciadas pelos pequenos. 

Outra dica é o trabalho com resolução de problemas, seja através de adivinhas, problemas a partir de uma figura, através de situações do cotidiano, etc. Para Smole, Diniz e Candido: " um dos maiores motivos para o estudo da matemática na escola é desenvolver a habilidade de resolver problemas. Essa habilidade é importante não apenas para a aprendizagem matemática da criança, mas também para o desenvolvimento de suas potencialidades em termos de inteligência e cognição".

Compartilharei, a seguir, algumas ideias encontradas na net visando com isso auxiliar os professores na hora de planejar atividades de matemática para as crianças pequenas.


sittuações problema
 boliche com embalagens de xampu
 varal das quantidades

 trabalhando com conjunto: frutas
 sequencia numérica/ trabalhando numeros pares e ímpares/ sucessor e antecessor
 pizza para trabalhar divisão e situações problema
jogo da velha para estimular a concentração e o raciocínio 


 associar número e quantidade

 sequência numérica
 jogos das cores: boliche, dominó, etc
  a criança cobre com a ficha o número sorteado. Vence quem cobrir a sequencia primeiro.

 sapateira numérica: pode ser feito também com várias caixinhas de gelatina coladas em um papel cartão.
 amarelinha
 jogo de somar
 livro de pano dos números
 trem das quantidades: associar número e quantidade

 parlendas: a galinha do vizinho, ou 1,2 feijão com arroz
 associando número e quantidade.
 trabalhando as formas geométricas
 número e quantidade

 Trabalhando com garrafas pet: 
boliche: das cores, das formas geométricas, dos numerais, separar garrafas em conjuntos (cada garrafa deve ter um desenho, para ser separada, formando conjunto de frutas, brinquedos, letras,  etc).
jogo da velha coletivo.

Outro material riquíssimo e que muito auxilia o professor na hora do planejamento, são os livros da Coleção Matemática de 0 a 6 anos, os quais foram divididos em 3 volumes:


A proposta central desta coleção é organizar uma série de atividades para a Educaçao Infantil que incentive a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas não apenas numéricas, mas também aquelas relativas a geometria, às medidas e às noções de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem com prazer uma curiosidade acerca da matematica, adquirindo diferentes formas de perceber a
realidade.
As autoras proporcionam uma discussão clara e estimulante sobre o conteúdo e a forma de ensinar matemática para crianças de até seis anos. A perspectiva metodológica utilizada é a resolução de problemas, e o grande diferencial é a proposta de estimular o desenvolvimento não só das habilidades linguísticas e lógico matematicas, mas também as competências espaciais, pictoricas, corporais, musicais, interpessoais e intrapessoais. 

Espero que as dicas apresentadas aqui sirvam para ampliar os conhecimentos, bem como estimular os professores a explorar a matemática nas instituições que atendem a primeira infância.

************************* PROFESSORA MARA *****************************

Nenhum comentário: