sábado, 24 de agosto de 2013

AS  REPRESENTAÇÕES DA CRIANÇA

Nas vivências em espaços de educação infantil ,conhecer como as crianças constroem e representam sua inteligência ( que se dá de dois a seis anos ) , torna-se fator primordial para serem respeitados em seu modo de falar , de brincar e imaginar.
Piaget , em seus estudos sobre a formação do símbolo , deixa clara a importância das formas de representação de que a criança pequena se utiliza em sua interação com o mundo. A questão da representação infantil é essencial em termos de teoria que embasam o agir pedagógico. É a função simbólica que garante as diferenciações entre significado e significante , a interação da criança com o mundo passa a se dar não mais no plano da ação, mas , em um nível simbólico por meio de formas  de representação como a fala , o jogo , a imitação .
Faz-se necessário que as instituições de educação infantil valorizem cada vez mais o desenvolvimento cognitivo , promovendo a efetiva construção do conhecimento por parte da criança .
Por : Ingrid Silva
Agora ,vamos ler um pouco mais ?

Referências e sugestões de leitura :

AMORIM, Marília .A representação da criança e concepção da Educação Infantil no Brasil .Cadernos da rede,Secretaria Municipal de Porto Alegre,1992.
PIAGET,Jean.A formação do símbolo na criança .Rio de Janeiro:Zahar, 1991.
_______.Piaget para a educação pré-escolar .Porto Alegre:Artes Médicas,1991.
Planejamento,práticas e projetos pedagógicos na educação infantil/ Marita Martins Redin...(et al .) - Porto Alegre: Mediação,2012 .






























Nenhum comentário: