domingo, 9 de setembro de 2012

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

 Por Maria Mara Miranda Rodrigues

O trabalho com a Linguagem Oral e Escrita  é de extrema importância, uma vez que possibilitará que as crianças da Educação Infantil possam ampliar suas possibilidades de comunicação, compreensão, participação e acesso ao mundo da cultura escrita.

Por isso é fundamental garantir na rotina diária, momentos em que a leitura e a escrita possam transitar pelo Centro de Educação Infantil, oferecendo às crianças diferentes atos de leitura, escrita e oralidade.
As creches abrigam crianças com diferentes vivências e diversidades culturais e linguísticas. Nessa pluralidade cultural cada criança tem seu jeito de falar, seu modo de ser, suas histórias para contar, seus medos a compartilhar. Esses distintos repertórios culturais interagem entre as crianças e os adultos e são ricos para a contrução dos conhecimentos e para a produção de outros. (ABRAMOWICZ & WAJSKOP, 1999, p.65).
 Cabe ao professor oportunizar o manuseio de diferentes materiais impressos para que as crianças sintam-se motivadas a compreender e descobrir o mundo da sociedade letrada, pois as mesmas também convivem com outras práticas que não são exclusivamente escolares, como o contato com listas de compras; notícias de jornal lidas por um adulto; os registros com nomes e números de telefones, etc. 

Trabalhamos a Linguagem Oral quando possibilitamos espaço e tempo para que a criança possa falar, expressar suas ideias, e isso acontece a todo instante: durante as rodas; nos momentos que cantamos alguma música com ela; quando contam histórias vividas, etc. O importante é o olhar atento do professor que incentiva e valoriza este momento da criança.

Já a Linguagem Escrita também pode ser incentivada através do contanto das crianças com diferentes gêneros textuais (quadrinhas, poemas, receitas, adivinhas, trava-línguas, etc) e os mais variados portadores de texto (revistas, livros, jornais, gibis, folders, etc.). Desta forma, estaremos utilizando textos escritos para também trabalhar a oralidade da criança. Além disso, quando escrevemos perto das crianças, passamos a ser modelos de escrita para elas e isso faz com que se ampliem seus contatos com o mundo escrito.

No CEINF Jardim Carioca, tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho realizado por cada turma, na semana do folclore. Este rico ambiente permitiu aos pequenos transitarem pelas mais diversas formas de escrita e possibilitou aos professores partilharem seus saberes, aprendendo uns com os outros. Deixo registrado aqui algumas fotos deste momento como incentivo e convite para a realização de trabalhos com a Linguagem Oral e Escrita em nossas instituições de Educação Infantil.

Quero agradecer a todos os profissionais que estiveram envolvidos com o trabalho,  pelo excelente resultado alcançado, pois não somente as crianças como seus pais tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais conosco. Parabéns a todos! Bjs e até a próxima postagem!
Observação: para utilizar este artigo, favor colocar a devida referência: 
RODRIGUES, Maria Mara Miranda.  Linguagem Oral e Escrita. Disponível em: <http://compartilhandosaberesdapos.blogspot.com.br/search/label/ARTIGO> acesso em (colocar data de acesso).


************************ MARA *******************************


Cartazes feitos pelas professoras: Elizangela, Helga e Cida do Berçário I B




  Cartazes das professoras Michelle, Terezinha e Dani (crianças do berçário II A) 
 
 
 
  
 Cartazes das professoras Mara, Suélen e Aline (crianças do creche IC)
 
 
 
 
 
 
TÉCNICA:  Colagem de cascas de ovos pintadas com guache. 
Separamos as cascas, deixamos de molho com água e detergente. No dia seguinte, tiramos as películas da casca, escorremos a água e deixamos de molho na tinta guache por algumas horas. Após escorremos a tinta e deixamos de um dia para o outro, para secagem. As crianças fizeram desenhos com cola colorida no papel cartão e em seguida, jogaram as cascas de ovos por cima. Para a exposição, colamos as atividades em pratos descartáveis, permitindo este efeito diferente e a valorização de suas produções.
 
 


Cartazes das professoras Gisele, Tati e Fátima (crianças do creche IB)
 
 
 
 

 Cartazes das professoras Erika e Luci (crianças do creche IIC)
 
 
 

Mural das professoras Krys e Glória (crianças do creche IIA) 
 
 

 
 
 

   
 Cartazes das professoras Márcia e Krys (crianças do creche IA)

 
Mural das professoras Mara e Simone (crianças do creche IIB) 
 
 
 DESENHO COM TEMA: GATO


  RECORTE E COLAGEM DE REVISTAS

 DESENHO COM INTERFERÊNCIA

 PINTURA COM PÓ DE CAFÉ

 DESENHO COM INTERFERÊNCIA: CAPUZ DO SACI

 
 
 


APRECIAÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS PELAS TURMAS
 
 
 
 
 
 
 
  
 ESPERO QUE TENHAM CURTIDO COMO EU CURTI! BEIJOS A TODOS!
***** MARA *****

Um comentário:

Fafá♥ disse...

Lindo trabalho meninas!!!!
Sempre que posso dou uma espiadinha no blog de vocês ... é inspirador♥