terça-feira, 16 de julho de 2013

ARTES VISUAIS NO BERÇÁRIO:

PINTURA COM GIZ DE CERA DERRETIDO E SECADOR DE CABELO:
 
 
A atividade de artes plásticas proposta para o berçário foi uma pintura bem difererente e divertida. Para isso, utilizamos telas, secador de cabelo e giz de cera de diversas cores. O objetivo era fazer os bebês notarem que o giz de cera derrete em contato com o vapor quente do secador. Além disso, o secador permitiu que os pequenos explorassem a sensação de frio e quente e percebessem que o vapor pode fazer as sacolas de plástico flutuarem.
 
Foi bom ver o quanto eles participaram com empolgação da brincadeira, com excessão do Octávio que ficou com medo e preferiu ficar observando os amigos de longe.
 
Fica a dica para quem deseja realizar esta atividade com os pequenos. Contudo é sempre fundamental a presença do adulto durante a realização da mesma, para evitar acidentes. Com as crianças maiores várias outras opções podem surgir, vai da criatividade de cada uma colocando o giz e criando seus próprios desenhos.
 
Com os bebês, outra dica é levar o secador em uma aula, para que observem e explorem o referido material, tocando os botões, sentindo o vapor morno em contato com os cabelos, observando o barulho que faz, etc. Até brincar de salão de beleza é válido. Mas sempre, repito, com a supervisão de um adulto. Eu levei algumas bolinhas de isopor e fitas metalóides para que observassem elas "voando" pela sala em contato com o vapor. Contudo, o que mais agradou os pequenos foi a sacolinha de plástico que levei com os objetos dentro. Eles amaram vê-la flutuando.
 
Segue aqui algumas fotos desta atividade pra lá de divertida:
 
















Para quem se interessar em realizar esta pintura com os pequenos da Educação Infantil, encontrei pela net vários modelos de telas feitas a partir desta técnica e que me ajudaram na escolha destas telas que apresentei aqui. Eis alguns modelos que encontrei em blogs e sites de pesquisa:
 










 
Espero que tenham curtido esta dica de trabalho. Beijos e até a próxima postagem!

8 comentários:

Unknown disse...

OLá
Boa noite!
gostaria de saber como você fixou os giz de cera na tela?

Obrigada
Fabiana

Simples disse...

Ola boa noite Amo artes e amei o seu trabalho gostaria de saber como fixar as cores do giz de cera bjs e obrigada

Anônimo disse...

Eu também gostaria de saber como fixar os giz de cera.
Obrigada.

Anônimo disse...

Olá pessoal!
Então, quando visitei os blogs também não havia essa informação. Tentei várias colas, mas o que deu certo foi colar o giz com cola quente mesmo. Pensei que fosse derreter em contato com o vapor quente, mas não! Eles continuaram colados na tela.
Espero ter respondido.
Abraços, Mara

Anônimo disse...

Adorei essa técnica...Parabéns! Muito criativa e com materiais acessíveis, sem contar que o efeito fica lindíssimo.Amei.

Anônimo disse...

PERFEITO ...AMEIIII

Unknown disse...

Lindo trabalho maravilhoso!!!

Unknown disse...

Qual a participação da criança na atividade?