quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sugestões de atividade para o Dia do Indio.

Ao  pensarmos no mês de abril na educação infantil, logo vem a mente a seguintes cena: crianças pintadas e/ou fantasiada de índio, cantando varias musicas referentes aos indios e muitas das vezes pintando desenhos estereotipados do indios. No entanto, muitos especialistas questionam a maneira como é abordado e apresentado esta tematica para as crianças, Eles afirmam que, "além de reproduzir antigos preconceitos e estereótipos, não geram aprendizagem alguma".
A revista Nova Escola, publicou um artigo que aborda:O que (não) fazer no Dia do Índio. este artigo ressalta o quanto é importante refletirmos sobre a forma, como apresentaremos esta tematica para os nossos pequenos, para que dessa forma não estejamos reforçando preconceitos  e passando uma imagem do índio estereotipado.

O site Faz de conta que sei, traz algumas contribuições de como trabalhar o dia do índio de uma forma que promova a aprendizagem significativa para os nossos pequenos.
Apresentaremos algumas sugestões para trabalhar o dia do indio, baseada no site e na revista Nova escola:
Como trabalhar o dia do indio?
É necessário temos em mente que não devemos aprensentar o índio como uma gravura de livro, devemos sim apresentar imagens de indio real, explicar qual é a sua etnia, costume, lingua falada, enfim mostrar para a criança que cada etnia possui uma identidade.
Como o site Faz de conta que sei afirma, podemos até mostrar o índio da época da colonia, mas sem deixar  de falar que nossos nativos são pessoas normais como eu e você, apenas temos costumes diferentes. 
Como devemos começar atividade então?
Realizando uma roda de conversa. Conversar com as crianças sobre a vida dos indios nos dias atuais, explicar que ainda existem (poucos, mas há) aqueles que seguem o modo de vida antigo, sem usar roupas como as nossas, mas há também aqueles que já absorveram nossos costumes,  moram em casa como a nossa! Que têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes.

 Portanto devemos promover uma discussão sobre a cultura indígena usando fotos, videos, musica e os artesanatos. enfim devemos mudar a forma como apresentaremos os indios para os nossos pequenos.

Concluímos que não devemos apresentar a figura do índio sobre a otica de como o homem branco influênciou sua vida, mas sim como aprendemos com os indigenas, as suas contribuições, como as plantas medicinais e o chás que curam muitas doenças, em relação à sustentabilidade, por exemplo que poderíamos aprender no sentindo de cuidar da terra.

Enfim, devemos respeito aos indígenas e valorizar sua cultura e seus costumes.


---------------------Professora: Simone------------------------------------------------


REFERÊNCIA:

http://fazdecontaquesei.blogspot.com.br/2012/04/como-e-dia-do-indio-na-educacao.html?spref=fb

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/nao-fazer-dia-indio-cultura-indigena-624334.shtml


Nenhum comentário: