É importante compartilharmos as teorias que fundamentam o trabalho na Educação Infantil, as quais são bases importantes para o bom desenvolvimento da prática pedagógica do professor.

A
publicação Indicadores da Qualidade na Educação Infantil caracteriza-se
como um instrumento de autoavaliação da qualidade das instituições de
educação infantil, por meio de um processo participativo e aberto a toda
a comunidade.

Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil
contém referências de qualidade para a Educação Infantil a serem
utilizadas pelos sistemas educacionais, que promovam a igualdade de
oportunidades educacionais e levem em conta diferenças, diversidades e
desigualdades do nosso imenso território e das muitas culturas nele
existentes.
Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação
é um documento que tem por finalidade contribuir para um processo
democrático de implementação das políticas públicas para as crianças de
zero a seis anos.

Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil
apresenta estudos e parâmetros nacionais relacionados à qualidade dos
ambientes das Instituições de Educação Infantil para que estes se tornem
promotores de aventuras, descobertas, desafios, aprendizagem e
facilitem as interações.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Esta publicação foi desenvolvida com o objetivo de servir como um
guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com
crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a
diversidade cultural brasileira. Ele é fruto de um amplo debate
nacional, do qual participaram professores e diversos especialistas que
contribuíram com conhecimentos provenientes tanto da vasta e longa
experiência prática de alguns, como da reflexão acadêmica, científica ou
administrativa de outros. O Referencial é composto por três volumes que
pretendem contribuir para o planejamento, o desenvolvimento e a
avaliação de práticas educativas, além da construção de propostas
educativas que respondam às demandas das crianças e de seus familiares
nas diferentes regiões do país.

Integração
das Instituições de Educação Infantil aos Sistemas de Ensino - Um
estudo de caso. Este documento pode subsidiar as secretarias e conselhos
para que efetivem a integração de creches aos sistemas municipais de
ensino, realizando um atendimento de qualidade às crianças brasileiras
de zero a seis anos de idade.
Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças
- Este documento compõe-se de duas partes. A primeira contém critérios
relativos à organização e ao funcionamento interno das creches, que
dizem respeito principalmente as práticas concretas adotadas no trabalho
direto com as crianças. A segunda explicita critérios relativos à
definição de diretrizes e normas políticas, programas e sistemas de
financiamento de creches, tanto governamentais como não governamentais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário