O trabalho com a matemática na Educação Infantil é muito importante. Principalmente quando oportuniza aos pequenos o contato com atividades lúdicas e condizentes com sua faixa etária. Jogos, brincadeiras, músicas e situações problemas podem ser grandes aliados dos professores na hora de ensinar os conceitos matemáticos.
Brincadeiras cantadas como as de pular corda; brincadeiras de amarelinha; cabo de guerra; brincadeiras com bolas; elefante colorido, pescaria dos números e outras, estimulam a concentração, o raciocínio lógico, a coordenação motora e noção espacial. São excelentes e muito apreciadas pelos pequenos.
Outra dica é o trabalho com resolução de problemas, seja através de adivinhas, problemas a partir de uma figura, através de situações do cotidiano, etc. Para Smole, Diniz e Candido: " um dos maiores motivos para o estudo da matemática na escola é desenvolver a habilidade de resolver problemas. Essa habilidade é importante não apenas para a aprendizagem matemática da criança, mas também para o desenvolvimento de suas potencialidades em termos de inteligência e cognição".
Compartilharei, a seguir, algumas ideias encontradas na net visando com isso auxiliar os professores na hora de planejar atividades de matemática para as crianças pequenas.
sittuações problema
boliche com embalagens de xampu
varal das quantidades
trabalhando com conjunto: frutas
sequencia numérica/ trabalhando numeros pares e ímpares/ sucessor e antecessor
pizza para trabalhar divisão e situações problema
jogo da velha para estimular a concentração e o raciocínio
associar número e quantidade
sequência numérica
jogos das cores: boliche, dominó, etc
a criança cobre com a ficha o número sorteado. Vence quem cobrir a sequencia primeiro.
sapateira numérica: pode ser feito também com várias caixinhas de gelatina coladas em um papel cartão.
amarelinha
jogo de somar
livro de pano dos números
trem das quantidades: associar número e quantidade
parlendas: a galinha do vizinho, ou 1,2 feijão com arroz
associando número e quantidade.
trabalhando as formas geométricas
número e quantidade
Trabalhando com garrafas pet:
boliche: das cores, das formas geométricas, dos numerais, separar garrafas em conjuntos (cada garrafa deve ter um desenho, para ser separada, formando conjunto de frutas, brinquedos, letras, etc).
jogo da velha coletivo.
A proposta central desta coleção é organizar uma série de atividades para a Educaçao
Infantil que incentive a exploração de uma grande
variedade de idéias matemáticas não apenas
numéricas, mas também aquelas relativas a geometria,
às medidas e às noções de estatística,
de forma que as crianças desenvolvam e conservem com prazer
uma curiosidade acerca da matematica, adquirindo diferentes formas
de perceber a
realidade.
realidade.
As autoras proporcionam uma discussão
clara e estimulante sobre o conteúdo e a forma de ensinar
matemática para crianças de até seis anos.
A perspectiva metodológica utilizada é a resolução
de problemas, e o grande diferencial é a proposta de estimular
o desenvolvimento não só das habilidades linguísticas
e
lógico matematicas, mas também as competências
espaciais, pictoricas, corporais, musicais, interpessoais e intrapessoais.
Espero que as dicas apresentadas aqui sirvam para ampliar os conhecimentos, bem como estimular os professores a explorar a matemática nas instituições que atendem a primeira infância.
************************* PROFESSORA MARA *****************************
3 comentários:
Parabéns! Quantas ideias maravilhosas! Sou professora de séries iniciais mas adorei suas ideias e imaginei minha filha que hoje tem 1 ano e 5 meses aprendendo matemática na Escola de Educação Infantil.
Abraços... Patrícia Reichert
Adorei as ideias , eu trabalho com jogos educativos de feltro e me inspirou em algumas ideias.
Amei.Os jogos são muito bons.Parabéns
Postar um comentário