Este projeto foi realizado com crianças entre 3 e 4 anos do nível II, na instituição onde trabalho. Resolvi compartilhar pois, além de um rico material para o trabalho com a linguagem artística, também e principalmente, visa resgatar a importância da brincadeira para a primeira infância. Assim, compartilharei aqui algumas fotos, ilustrações feitas pelas crianças, além de uma parte do projeto desenvolvido.
Quero de imediato agradecer ao artista plástico Ivan Cruz e sua filha Ludmila Guerra, pela participação durante o desenvolvimento do projeto, através do envio da música e de um vídeo produzido pelo artista. Aproveito para deixar aqui o site onde podemos encontrar as obras e diversos materiais de Ivan Cruz: www.brincadeirasdecrianca.com.br .
PROJETO BRINCADEIRAS DE CRIANÇA
Profª Maria Mara M. Rodrigues
I – APRESENTAÇÃO
O Projeto “Brincadeiras de Criança” será
desenvolvido no Centro de Educação Infantil XXXXXX, localizado na cidade de Campo Grande-MS.
Com início previsto para a
segunda quinzena de fevereiro, o referido projeto terá como público
alvo as crianças de 3 e 4 anos de idade, matriculadas nesta instituição de
educação infantil.
II
– JUSTIFICATIVA
Atualmente,
ao falarmos de criança logo nos vêm à mente a palavra BRINCAR. Isto porque,
sabemos que é através das brincadeiras que a criança entra no mundo dos
adultos, não de forma imediata, mas simbólica, amadurecendo assim seu
pensamento, seus movimentos, sua interação com os objetos e com o meio em que
vive.
Brincar é
uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da
autonomia. O fato da criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de
gestos, sons, e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com
que ela desenvolva sua imaginação.
Propor às crianças um jeito diferente de brincar,
resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras infantis antigas
possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades cognitivas, seu
potencial de reflexão e de construção do conhecimento, é de fundamental importância,
pois é com o lúdico que ela experimenta a vida, resolve problemas e desenvolve
a sua socialização.
Neste
sentido, o presente projeto ganha força, pois busca resgatar a importância das
brincadeiras, utilizando para este fim o trabalho com obras do artista plástico
Ivan Cruz, que expressa através de pinturas, as brincadeiras que vivenciou em
seus momentos de infância. Suas obras servirão como convite para novas
brincadeiras a serem desenvolvidas na instituição.
III
– OBJETIVOS:
O objetivo principal do
projeto é valorizar o gosto pelo brincar, mergulhando na magia dos brinquedos e
brincadeiras de antigamente. Essa viagem, certamente, trará momentos agradáveis
de diversão e de alegria. Além disto, outros grandes objetivos nortearão este projeto,
sendo eles:
- Desenvolver a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
- Reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local;
- Promover a socialização e interação afetiva entre as crianças;
- Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, auto-estima;
- Reforçar a importância do brincar;
- Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
- Conhecer a biografia do artista Ivan Cruz e algumas de suas obras de arte;
IV –
DESENVOLVIMENTO
O projeto será norteado
pelas obras do artista plástico Ivan Cruz, onde serão apresentados às crianças
alguns trabalhos que fazem parte da série “Brincadeiras de Criança”, em que,
como o próprio tema sugere, o artista retrata através de pinturas, diversas
brincadeiras infantis.
O trabalho será desenvolvido
da seguinte forma:
- Organização do planejamento, garantindo um horário específico na semana, para que seja desenvolvido o projeto;
- Roda de conversa e apreciação, visando conhecer o artista plástico e suas obras;
- Organização de espaço e tempo para a realização das brincadeiras;
- Releitura das obras de arte;
- Momentos de diálogo, onde as crianças poderão expressar suas opiniões acerca das brincadeiras realizadas;
- Registro fotográfico das vivências do projeto, etc.
- Manter um diálogo com o artista, através de cartas e e-mails, visando a aproximação das crianças com o mesmo.
V - AVALIAÇÃO
A avaliação visará entender
o processo de cada criança e a significação que cada brincadeira comporta. A
observação do grupo, além de diária e constante, deverá fazer parte de uma
atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Portanto, a avaliação
ocorrerá no decorrer do projeto, buscando identificar se os objetivos traçados
foram alcançados.
VI –
CULMINÂNCIA
O encerramento do projeto
está previsto para a semana do brincar, que ocorrerá no final do mês de maio do
corrente ano.
Na oportunidade, serão
expostos os trabalhos desenvolvidos durante o projeto, bem como os registros
fotográficos das brincadeiras vivenciadas pelas crianças, através da organização
de uma exposição de arte.
VII
- REFERÊNCIAS
Sites consultados:
FOTOS DAS BRINCADEIRAS VIVENCIADAS:
ALGUMAS OBRAS DE IVAN CRUZ
FOTOS DA CULMINÂNCIA DO PROJETO
RELATO FEITO PELA PROFESSORA MARA:
RODRIGUES, M.M.M (2011)
3 comentários:
Lindo projeto. Amei!35
Muito organizado e nao tem nada poluindo parabéns ajudaram muito com o nosso projeto sobre brincadeiras, porem pensamos em atividades mais diversificadas e nao uma mesma pra que o projeto fosse longo e nao desgastante
Ajudou muito!
Postar um comentário