REUNIÃO DE PAIS!
Boa noite pessoal!
Estamos no período de fechamento do bimestre escolar e ele vem sempre acompanhado da reunião de pais. Como deve ser esta reunião? É importante oferecermos lanche como atrativo para chamar os pais à participar? Como fugir das mesmices de sempre, onde os pais só ouvem reclamações dos filhos, onde não se sentem à vontade para expressar suas opiniões ou para dar sugestões para melhoria do trabalho?
Estes questionamentos, com certeza, são feitos por muitos de nós, professores, no momento em que estamos organizando a reunião de pais de nossa escola. Os pais têm que ter vontade de participar da reunião, não por conta do lanchinho que será servido ao final, mas porque estão comprometidos com o aprendizado do filho; porque acreditam no trabalho desenvolvido pelo professor; porque podem utilizar os momentos de reunião como espaço de diálogo, onde serão ouvidos em suas inquietações, em suas dúvidas.... OU SEJA, OS PAIS TÊM QUE SER MOTIVADOS A PARTICIPAR DAS REUNIÕES PROMOVIDAS PELA ESCOLA.
Uma dica muito útil é fazer da reunião um espaço de diálogo, em que os pais têm a oportunidade de conhecer a rotina vivida por seu filho na instituição, e isso pode ser feito através de fotos das vivências expostas em murais, ou videoclipes que podem ser assistidos em datashow ou televisão, apresentando aos pais o que fazemos na Educação Infantil. Desta forma estaremos não só valorizando e divulgando nosso trabalho pedagógico, como também estaremos oportunizando uma maior aproximação com os pais de nossos alunos.
MURAL DE FOTOS DAS VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Compartilhando com os pais os momentos vividos por seus filhos!
Outra dica é mostrar as atividades feitas pelas crianças e incentivar a família a apreciá-las, a elogiar as produções infantis e a participarem sempre dos projetos realizados pela instituição. Ou talvez fazer um estudo com os pais mostrando vídeos que falam sobre a importância do desenho infantill, entre outros assuntos. Este é um dos caminhos que podem levar a uma reunião motivadora.
A motivação dos pais também tem que ser trabalhada constantemente. Neste sentido, o
professor deverá conhecer muito bem a comunidade em que atua,
escolhendo quais os assuntos que chamam mais a atenção das famílias.
Apresentaremos a seguir, outras ideias tiradas de pesquisas no Google, onde encontramos sugestões de dinâmicas e mensagens que servem como apoio para as reuniões.
♥ Dicas sobre a reunião ♥
- Cause boa impressão na apresentação:
a escola é nosso ambiente de trabalho, exige uma roupa condizente com
nossa função. Use uma roupa discreta, sem decotes, transparências ou
detalhes que atrapalhem sua movimentação. Não exagere na maquiagem. Se a
escola tem um uniforme para os professores, fica mais fácil pois você
não terá que escolher o que vestir.
- Deixe a pauta da reunião em lugar visível: um cartaz ou escrito no quadro-de-giz.
- Deixe na sua mesa a documentação da reunião:
lista de presença, documentos a serem entregues, textos copiados a
serem entregues, pauta da reunião. Não se esqueça das canetas para os
pais assinarem.
- Prepare uma lembrança da reunião: pode ser um texto, uma letra de música, uma lembracinha feita pelas
crianças (ímã de geladeira, mini-calendário, dobradura, etc).
- Criar um clima favorável: a primeira reunião é a mais difícil, pois não conhecemos os pais. Tente manter a calma, o sorriso e tenha uma pauta de reunião.
- Cortesia, atenção, simpatia: sempre presentes a qualquer momento.
- Demonstrar sólidos conhecimentos sobre o assunto a ser tratado: uma reunião deve ser preparada com antecedência. Saiba sobre o que vai falar. Os recados da direção devem ser discutidos antes da reunião, se possível devem estar escritos para evitar "interpretações".
- Estabelecer diálogo: os pais devem ter a oportunidade de se expressar. No entanto, é importante não tratar assuntos particulares na frente de todos. Deixe isso claro ANTES de começar a reunião. Caso alguém insista, peça para deixar para o final.
- Ouvir objeções até o final: mantenha a calma, saiba lidar com situações inesperadas. É a parte delicada da reunião. Caso aconteça, ouça com empatia e responda da melhor maneira possível (dica: se coloque no lugar de quem fala).
- Iniciar pelos aspectos positivos do grupo: todos os grupos têm pontos positivos, procure ressaltá-los.
- Evitar comparações de alunos e classes: isso é muito desagradável (por mais verdadeiro que seja...).
- Não expor o aluno: casos particulares devem ser tratados em atendimentos individuais.
- Deixar claro, sempre que necessário, que a reunião de pais tem como objetivo tratar de assuntos referentes ao grupo.
- Como os pais podem auxiliar ou orientar nas tarefas de casa: muitos pais não sabem como ajudar, precisam de nossa orientação.
- Envolver os pais no processo de aprendizagem do filho: informar como os filhos estão aprendendo e para quê.
- Lembre-se: os pais não esperam explanações teóricas acerca de algum tema. Procure ser objetivo e prático em sua fala.
- Não imponha seus pensamentos religiosos, pois a educação brasileira é laica. Cada um de nós tem liberdade de credo garantido pela Constituição, e deve ser respeitado seja qual for a religião seguida ou não.
BOA REUNIÃO PARA TODOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário