Olá pessoal...
Estamos postando mais sugestão de atividades para realizarmos com os nossos pequenos na linguagem artística
temos como objetivos:
- Despertar o interesse pelo desenho, por meio da elaboração criativa das próprias crianças.
- Explorar diferentes tintas, misturar cores, criar diferentes texturas, realizando pinturas utilizando meios e suportes diversificados.
Sugestão de diferentes técnicas.
- desenho de interferência: faça uma variedade de interferência (colagem, imagens, etc.) em folha de papel de desenho e distribua uma folha para cada criança. oriente-as a fazer desenhos a partir das interferências. peça para as crianças mostrarem e descreverem (oral) seus desenhos para as outras.
- desenho com giz derretido: entregar uma folha sulfite para cada aluno, colocar no centro da mesa um copo com uma vela e giz de cera. orientar as crianças a colocar a ponta do giz na chama da vela e desenhar na folha sulfite.
obs. esta atividade deverá ser realizada com a supervisão de um adulto.
- desenho com cotonete: entregar uma folha sulfite para cada criança, a professora irá orientar as crianças as usar o cotonete para desenhar na folha sulfite com tinta guache.
- desenhos na areia úmida: a professora irá convidar as crianças para desenhar na areia molhada com gravetos, seja num parque da escola, numa caixa de areia ou num recipiente grande contendo areia molhada.
- desenho com cola colorida na folha laminada: a professora convida-la as crianças a desenhar usando a cola colorida na folha no papel laminado.
- desenho na parede com canetinhas: antecipadamente a professora irá colar na parede folha de papel pardo, num segundo momento, a professora levará as crianças para o espaço externo do CEINF/Escola para desenhar livremente com canetinhas.
- pintura com roll-on: misture guache com 2 colheres de sopa de amido de liquido para cada xicara de tinta, até formar uma consistência cremosa. encha tubos de desodorante roll-on com as mistura e tampe-os. peças para as crianças "rolarem" a tinta sobre uma folha de cartolina e/ou folha sulfite, criando seus desenhos.
- pintura fofa: prenda esponja em prendedores de roupa. fale para as crianças mergulharem as esponjas em uma bandeja rasa com tinta e usa-lás como pincel.
- pintura com rolo: obtenha pequenos rolos para pintar paredes. as crianças poderão pintar papelão, cartolina ou papel pardo.
- pintura para raspar e cheirar: misture tinta para raspar e cheirar. oriente as crianças a usar a mistura como tinta. quando secar, raspe-a para que libere o aroma. peça para as crianças identificarem o aroma que cada tinta libera.
receita: prepare uma gelatina com sabor, mas use apenas a metade da água indicada. use a mistura como tinta . quando secar, as crianças podem raspar e cheirar.
- pintura fofa: ofereça para as crianças potes contendo tinta fofa para que elas pintem livremente na folha sulfite e/ou cartolina.
receita: tinta fofa: misture 2 colheres de sopa de tinta guache, 1/2 xicara de cola branca e 2 xicara de creme de barbear. use como tinta para a pintura a dedo.
- pintura com giz liquido: oferecer para as crianças potes contendo tinta do "giz liquido" para que eles pintem livremente na folha sulfite.
receita: 2 xicara de trigo, duas colher de cola ( se forem crianças de berçário ou maternal, não precisa colocar cola), água, corante ou suco para dar cor a tinta. misture tudo até formar uma consistência cremosa.
referência:
SCHILLER, Pam; ROSSANO. Joan. Ensinar e Aprender Brincando: mais de 750 atividades para educação infantil. Porto Alegre: Artmed. 2008
até a próxima postagem.
professora: Simone Louveira.