quinta-feira, 28 de novembro de 2013

LINGUAGEM ORAL E GESTUAL NO BERÇÁRIO

O trabalho com a Linguagem Oral e Gestual deve ser garantido desde o berçário em nossas instituições de Educação Infantil. E um dos grandes recursos que podemos utilizar para ampliar o vocabulário dos pequenos é a utilização de diferentes gêneros textuais como parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas, entre outros.
 
Engana-se quem pensa que os bebês não dão conta do recado. Eles aprendem com uma facilidade que me surpreende diariamente. Para Tacyana Karla Ramos (2012, p 99) é fundamental garantir uma variedade textual nas salas de berçário, apontando para a necessidade de implementar essa pratica como atividade permanente do grupo infantil, com frequência diária garantida nas ações planejadas. Segundo a autora:

"Um contexto rico em interações favorece uma atmosfera comunicativa promissora de avanços da linguagem da criança, e o  bebe torna-se interlocutor ativo quando encontra espaço para expressar seus interesses, necessidades e intenções por meio de gestos, de atitudes e de balbucios [...]' (P.93)
Exemplificando esse assunto, quero compartilhar um vídeo de um momento onde exploramos os gêneros textuais já trabalhados em sala, mostrando o quanto a turma aprecia a imitação, e desenvolve os gestos e falas.
 
ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM!
Professora Mara
 

sábado, 9 de novembro de 2013

MATEMÁTICA COM JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Olá pessoal, venho hoje postar uma atividade que desenvolvi com as crianças de 3 e 4 anos matriculadas no Centro de Educação Infantil no qual trabalho.
 
A proposta é um jogo cujo objetivo é associar número e quantidade. O material para confecciona-lo é bem simples: um pedaço de tecido, números de 1 a 10, e 10 tampas de nescau, simbolizando joaninhas. As crianças deverão pegar as joaninhas e contar suas pintinhas, colocando cada uma próxima ao seu numeral.
 
Trabalhei a atividade com pequenos grupos e percebi que um ajuda o outro, seja na contagem, na localização do numeral ou até mesmo no momento de destacar de quem é a vez de jogar. Fica a dica para quem deseja trabalhar com a matemática de maneira divertida.
 
















 
Deixo aqui outras ideias para o trabalho com a matemática na educação infantil, as quais encontrei em sites e blogs de pesquisa. Espero que este material auxilie o professor na hora de planejar atividades para as crianças desta faixa etária.
 
 
jogo da memória dos picolés




























 
ATÉ A PROXIMA POSTAGEM!