O trabalho com a Linguagem Oral e Gestual deve ser garantido desde o berçário em nossas instituições de Educação Infantil. E um dos grandes recursos que podemos utilizar para ampliar o vocabulário dos pequenos é a utilização de diferentes gêneros textuais como parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas, entre outros.
Engana-se quem pensa que os bebês não dão conta do recado. Eles aprendem com uma facilidade que me surpreende diariamente. Para Tacyana Karla Ramos (2012, p 99) é fundamental garantir uma variedade textual nas salas de berçário, apontando para a necessidade de implementar essa pratica como atividade permanente do grupo infantil, com frequência diária garantida nas ações planejadas. Segundo a autora:
"Um contexto rico em interações favorece uma atmosfera comunicativa promissora de avanços da linguagem da criança, e o bebe torna-se interlocutor ativo quando encontra espaço para expressar seus interesses, necessidades e intenções por meio de gestos, de atitudes e de balbucios [...]' (P.93)
Exemplificando esse assunto, quero compartilhar um vídeo de um momento onde exploramos os gêneros textuais já trabalhados em sala, mostrando o quanto a turma aprecia a imitação, e desenvolve os gestos e falas.
ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM!
Professora Mara