domingo, 30 de junho de 2013

ATIVIDADES PARA O BERÇÁRIO

BRINCANDO COM GARRAFAS PET:


Uma caixa cheia de garrafas pet!!!! Este foi o material que levei para realizar uma atividade com a turminha do berçário. Contudo, dentro das garrafas novas surpresas: vários objetos e materiais sonoros e coloridos, pois o meu objetivo era estimular a a interação entre os pares, além de estimular a exploração visual e auditiva dos pequenos.
 

Assim, em cada garrafa coloquei elementos presentes em nosso cotidiano:
  • macarrão
  • cotonetes
  • água com glitter
  • água com botões de peixinhos
  • bolas de gel
  • lacres de latas de refrigerante
  • bolinhas de gude
  • miçangas
  • lápis de cor
  • giz de cera
  • gel com glitter
  • palitos de picolé
  • canudos
  • água com areia colorida
  • plumas
  • escovas de dente
  • arroz
  • sal grosso
  • colheres descartáveis para sobremesa
  • água com eva picado
  • água com detergente líquido
  • água com anilina
  • feijão
  • papel laminado, etc
Após, tomei o cuidado de lacrar bem a tampa, para evitar que os bebês abram e, em seguida, deixei todo o material na caixa, no meio da sala, e fiquei observando o que poderia acontecer. Assim que avistaram a caixa no chão, vários bebês se aproximaram correndo e começaram a tirar as garrafas de dentro, sorrindo e observando o conteúdo de cada.
 
Deixei que explorassem o material livremente, e observei as diferentes reações do grupo, o olhar de descoberta, o sorriso de satisfação e fiquei maravilhada com as várias formas de brincar que eles criaram. Este momento é de suma importância, pois se o professor já diz o que tem que fazer sem respeitar a criança como produtora de conhecimento, não permitirá que ela descubra por si mesma. Sobre essa questão posso citar a autora Tacyana Ramos (2012) que destaca a necessidade de:
"[...] desenvolver um 'olhar' que permita ao professor entender a participação da criança como coautora das práticas pedagógicas, pautadas numa postura de acolhimento e incentivo às diversas manifestações infantis" (p.19).
 
 
Observar os bebês foi, sem dúvida, um momento de grande aprendizado para mim, pois é observando o que fazem, como fazem, como se comunicam que aprendemos sobre eles.
  
A Isabella soltou um gritinho ao perceber o som do lápis de cor que estava em uma das garrafas. Já a Maria preferiu pegar várias ao mesmo tempo, mas deixou algumas cairem no chão, pelo fato de estarem pesadas, pois ela pegou várias garrafas com água dentro.
 
O Octávio se divertiu com a garrafa com bolinhas de gude, e tentou colocá-las na boca por três vezes, depois pegou a garrafa com água e areia e ficou batendo no chão.

Quando o Leandro se aproximou da caixa (ele engatinhou até ela), em um primeiro momento não quis pegar garrafa nenhuma. Olhava para os outros que brincavam, olhava para mim e olhava para a caixa. Eu disse que poderia pegar as garrafas para brincar e ele rapidamente pegou uma e sorriu.
 
 
 
 
No final do dia havíamos descoberto várias brincadeiras com as garrafas: brincamos de tomar suco, brincamos de ouvir os diferentes sons, cantamos e usamos as garrafas como chocalhos, colocamos as garrafas em pé e depois chutamos para vê-las cair..., enfim, foi divertido e um momento de grande aprendizado para todos.
 
 



 
 É necessário, portanto, como afirma Tacyana Ramos (2012, p.82), "[...] garantir um espaço brincante no berçário [...]", valorizando assim, os aspectos do desenvolvimento de cada bebê, respeitando suas escolhas e limites,  propondo encaminhamentos que atendam às suas necessidades e priorizando situações desafiadoras e ricas em aprendizagem significativa.
 
Fica a dica! Até a próxima postagem!
 
************************* Professora Mara **********************************


Projeto Sacola Viajante.

Direção: Arlene Farina
Coordenadora: Susan Vanessa.
Profª: Simone e Wanderléia.

 I- APRESENTAÇÃO.

O projeto "Sacola Viajante" será desenvolvido no Centro de Educação Infantil Jasmim Ibrahim Bacha, localizado na cidade de ´Campo Grande - MS.
 
com inicio previsto para a segunda quinzena de agosto de 2012, o referido projeto terá como público alvo as crianças de 4 e 5 anos de idade, matriculadas nesta instituição de Educação Infantil.

 
II- JUSTIFICATIVA.

Este projeto enfoca a importância de ouvir historias e do contato da criança desde cedo com o livro.
 
Quando a criança ouve ou lê uma história é capaz de viajar por um mundo encantado, adquiri a capacidade de comentar, passa a interagir com as histórias, acrescentam detalhes, personagens ou lembra fatos que passaram despercebidos pelo professor.
 
Sabemos que a literatura infantil contribui para o crescimento emocional e cognitivo e para a identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno, a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, autonomia, que são elementos necessários à formação das nossas crianças.
 
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, vol 3) ressalta a importância do manuseio de matérias de textos (livros, revistas, jornais, etc), pelas crianças, vai conhecendo de forma gradativa as característica formais da linguagem. isso é visível quando uma criança folheia um livro, imite sons e faz gestos como se estivessem lendo.
 
Portanto , acreditamos que devemos propiciar aos nossos pequenos o contato com a literatura infantil, através deste projeto, contando com a parceria das famílias para incentivar e estimular o habito da leitura, tornando um ato prazeroso para as  nossas crianças.
 
III- OBJETIVOS.
 
Objetivou Geral: Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo. tornando a leitura um ato prazeroso.
 
Objetivos especifico:
 
  • Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um habito familiar.
  • Resgate dos livros clássicos infantis.
  • Possibilitar a vivencia de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação.
  • Estabelecer  parceria com as famílias.
 
IV- DESENVOLVIMENTO:
 
O projeto será norteado pela literatura infantil que serão previamente selecionados pela professoras com o intuito de oferecer livros com bons textos, com gravuras que possibilitem o encantamento, enfim, livros que possuam conteúdos e qualidade.
 
 
O trabalho será desenvolvido da seguinte forma:
  • Confeccionar uma sacola viajante.
  • A cada final de semana, uma criança é sorteada para levar para casa com o livro, um caderno de desenho, uma caixa de giz, caixa de lápis de cor, canetinha, lápis de escrever, borracha, apontador e tinta guache.
  • A criança sorteada escolherá o livro.
  • os pais da criança sorteada deverão ler a história e na segunda-feira enviar a sacola e participar da aula.
  • Após a leitura desse livro, a criança deverá fazer um registro no caderno através de desenhos, colagens, dobradura, foto e tudo o que a imaginação mandar. lembrando-se de colocar o nome e a data.
  •  Na segunda folha é para os pais e /ou responsáveis responder: como foi a experiências de ter esta sacola no final de semana em casa, seja através de um pequeno relato, foto, colagem , dobradura e tudo o que a imaginação mandar, lembrando-se de colocar nome e data
  • No dia estipulado à criança deverá trazer de volta para a escola a sacola e convidar um dos responsáveis para ajuda-las a contar a historia para os demais colegas.
OBS. Todos os registro serão colocados na exposição no final do projeto para que todos os pais do CEINF possam ver.
 
V- AVALIAÇÃO.
 
A avaliação visará entender o processo de cada criança e a significação que cada leitura comporta. observação do comportamento do grupo na roda de leitura.
 
Portanto, a avaliação ocorrerá no decorrer do projeto, buscando identificar se os objetivos traçados foram alcançados.
 
VI - CULMINÂNCIA
 
 
O encerramento do projeto está previsto para à ultima quinzena do mês de novembro do corrente ano.
 
Na oportunidade, serão expostos os trabalhos desenvolvidos durante o projeto, bem como os registros feitos pelas e seus familiares, através da organização de uma exposição de arte.
 
 
Agora postaremos algumas fotos de registros realizadas pelas  as crianças no ano passado.
foi um projeto que amei, deu bons frutos.
 
registro da minha pequena Elisa e de sua mamãe Priscila.


 
 

registro da Kamilly e seus pais Odair e Neuza.


 

                                                      Registro do Aluno Nicolas e seus pais.

 
Registro do Aluno João Victor e sua mãe Paola.


 
Registro  da Sabrina com sua mãe Tatiana




Registro do Aluno Isaque com sua mãe Celina.
 
 
 
 
Aos meus querido alunos do pré 1B do ano de 2012, sinto saudades. aos pais que participaram do projeto e que foram meus parceiros, o meu muito obrigado. pude contar com parceria e confiança deste pais.
 
 
PROFª Simone Louveira.
 

domingo, 16 de junho de 2013

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE ARTES VISUAIS

CARIMBO DE PÉS E MÃOS

As crianças apreciam muito o trabalho com tinta, principalmente por ser este um recurso que possibilita deixar marcas expressivas no papel e até mesmo no próprio corpo. Por isso, a dica é realizar uma atividade com o carimbo dos pés e mãos dos pequenos, criando animais, flores e uma infinidade de coisas que os pequenos vão adorar fazer.

Em uma pesquisa por vários sites e blogs na internet, encontrei diversos modelos de carimbos e resolvi compartilhar aqui, como sugestões para o trabalho de artes plásticas. Algumas delas eu já fiz com as crianças e podem ser vistas no marcador do dia das mães (livro das mãozinhas). Outras ainda não tive a oportunidade de realizar, mas indico para quem tem interesse em realizar um trabalho com carimbos das partes do corpo. 

Uma dica é utilizar esses carimbos como ilustração de parlendas, adivinhas, canções e outros gêneros textuais que serão trabalhados em sala. Também é possível montar um painel com as produções das crianças, sempre valorizando o trabalho delas, fazendo margens ou molduras e colocando-as em locais onde outras pessoas possam apreciar.





































































Agradeço a todos os blogueiros que compartilham suas criações na net, permitindo que possamos ampliar nossas ideias e melhorar nosso fazer pedagógico. Obrigada mesmo!

Espero que os professores curtam e utilizem algumas dessas ideias em seus planos de aula!
Até a próxima postagem!

********************************** Professora Mara *****************************