quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

VÍDEOS SOBRE ADAPTAÇÃO



PERÍODO DE ADAPTAÇÃO NA CRECHE

Como tornar o período de adaptação mais tranquilo para pais e crianças na Educação Infantil?

Por Maria Mara Miranda Rodrigues

 


O começo do ano letivo na Educação Infantil é sempre muito difícil para crianças e pais. Um novo ambiente, novos professores, nova rotina... tudo isso deixa a criança insegura e os pais apreensivos. Visando amenizar os possíveis sofrimentos causados durante esta etapa, várias instituições se esforçam em busca de  alternativas que melhor se encaixem às necessidades das famílias que atendem diariamente. Criar projetos que visem acolher pais e crianças na instituição é um passo grande, rumo à boa adaptação. 

Mas qual a diferença entre acolher e adaptar? Como isso pode acontecer dentro das instituições que atendem à primeira infância? Cisele Ortiz, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá, discute  sobre esta questão e aponta a necessidade das instituições realizarem projetos que estejam voltados para garantir uma adaptação de qualidade para famílias e crianças, pois para ela: 
  “A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas. Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. Depende também da forma como é acolhida.”
 Desta forma, percebe-se uma diferença significativa dos termos adaptar e acolher, pois uma boa adaptação depende, e muito, da forma como a família é acolhida dentro da instituição. Por isso a necessidade da equipe pedagógica estar atenta a esse período, estudando estratégias que contribuam para um processo saudável de adaptação. Será que estamos proporcionando um ambiente acolhedor à essas famílias? deixamos os pais e crianças à vontade para esclarecerem suas dúvidas? ou ao contrário, os inibimos nos colocando como superiores ou donos da verdade? será que estamos entrando por inteiro nessa relação, ou ficamos em cima do muro, pensando apenas em nosso bem estar? 

É importante acompanhar esse período de adaptação de perto. Promover conversas com as famílias, levá-las para conhecer as dependências da instituição, a sala onde a criança ficará, ou até mesmo deixar os pais acompanharem um pouco da rotina da creche, seria uma das maneiras de promover um processo de acolhimento. 

Por que não separar um momento para tomar um cafezinho ou um chá com os pais, e aproveitar para fazer uma entrevista sobre os  gostos da criança, seus costumes, as comidas preferidas, as maneira como gosta de dormir? Quem sabe ela não esteja sentindo falta daquele ursinho ou mantinha que adora abraçar? Passar esta segurança aos pais, mostrando que nos importamos com seus filhos e procurando juntos alternativas para garantir aos pequenos um período de adaptação seguro e acolhedor é, com certeza, um ponto positivo e que deve ser almejado pelas instituições de Educação Infantil, uma vez que “A qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da adaptação, portanto não se trata de uma opção pessoal, mas de compreender que há um interjogo de movimentos tanto da criança como da instituição dentro de um mesmo processo.”(ORTIZ, pag. 3).

Sabe aquela expressão comum de que "a primeira impressão é a que fica"? Então, qual é a primeira impressão que estamos passando de nossa instituição? Estamos sendo receptivos, simpáticos, seguros do que estamos fazendo e comprometidos? Ou pegamos as crianças com rapidez, falamos o básico aos pais e só lembramos do horário que devem vir buscar seus filhos? Esses são alguns pontos de reflexão que devem ser repensados diariamente, independente de ser o início do ano letivo ou o final dele.

Garantir um ambiente aconchegante e agradável deve ser o foco de nossas preocupações durante todos os dias do ano e não apenas no período de adaptação. Acolher quando a criança fica muito tempo sem aparecer na instituição, acolher quando estava doente, acolher quando os pais aparecem para dizer um "oi", acolher no momento da saída, da entrada, do almoço, da janta... acolher pais, crianças, funcionários.... isso é algo que deve ser cultivado cotidianamente em nossas instituições de Educação Infantil.

REFERÊNCIA:
ORTIZ, Cisele. disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/acolhida-cisele-ortiz.pdf>, acesso em 18 fev. 2013.


Observação: para utilizar este artigo, favor colocar a devida referência: 
RODRIGUES, Maria Mara Miranda.  Como tornar o período de adaptação mais tranquilo para pais e crianças na Educação Infantil. Disponível em: <http://compartilhandosaberesdapos.blogspot.com.br/search/label/ARTIGO> acesso em (colocar data de acesso).

DICAS PARA TINGIR PREGADORES

Gente, navegando por vários blogs maravilhosos, encontrei o Ateliê Vagalume Encantado, da Cristiane Leal, com uma dica super bacana de como tingir pregadores para lembrancinha ou decoração em geral. O endereço do blog dela é http://atelievagalumeencantado.blogspot.com.br . VALE A PENA DAR UMA PASSADINHA POR LÁ PARA VER AS NOVIDADES!!!

 

 Como tingir pregadores de madeira



Dica de Janete Gomes para pintar pregadores de roupa: * 12 pregadores de madeira * meia folha de papel crepom * duas xícaras de água Pique o papel crepom em uma vasilha, junte a água e os pregadores, vá mexendo pra soltar a cor por uns 5 minutos. OBS: Use luvas, pois a tinta é forte. Depois, pendure pra secar. Eles ficam com as cores mais vivas depois de secos.

Fica a dica galera! Vamos tingir lindos pregadores para decorar nossa sala de aula? Bjs e até a próxima postagem!
************************* Profª Mara **********************************

sábado, 16 de fevereiro de 2013

DECORAÇÃO DE SALA 2013

Hoje venho compartilhar algumas fotos tiradas em salas do CEINF, onde nossas professoras e educadoras procuraram construir um espaço alegre para nossos pequenos da Educação Infantil. Tem cada sala linda e por isso, acho legal  compartilhar nossas (re)criações para que as mesmas sirvam de inspiração à outros profissionais que, como nós, buscam o melhor para nossas crianças!

SALA DAS PROFESSORAS: DANI, SUÉLEN E TEREZINHA

 Professora Dani apresenta os jogos que adquiriu para o trabalho com os pequenos de 2 anos.
 Tem um cantinho com materiais de artes e jogos, o calendário, as regras de convivencia e o alfabeto.
 cartaz do quanto somos e da chamada

 enfeite de porta! amei a ideia!
 Porta recados com prendedores coloridos
 mural com caderno de ocorrências e agenda de telefones
 o cantinho abaixo dos colchonetes serviu como cantinho da fantasia
 tapete de EVA do cantinho da fantasia
 Decoração da parede com TNT estampado e quadro para exposição das atividades das crianças.
Parabéns meninas, a sala está um show! Obrigada por compartilhar conosco suas criações!
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: nossa homenagem ao artista plástico IVAN CRUZ! Nossas camisetas de uniforme com imagem de uma de suas obras!
SALA DAS PROFESSORAS ROZIENE E VANUZA
 Porta recados com prendedores de bichinhos em EVA
 Estações do ano e relogio do tempo
 Calendário móvel da Rapunzel
 Cartaz da porta: Bem Vindos e linda joaninha
 Mural com bolsos para arquivo da agenda e livro de ocorrências
 Chamadinha com espaços para colocar as fotos da turma
 Cartaz da porta do banheiro: bebê na banheira, mt fofo!
Cartaz do quantos somos!
Parabéns Vanuza e Roziene pelas ideias! Amamos conhecer suas artes!

SALA DAS PROFESSORAS ERIKA, TATI, VALDETE E ALINE

 CARTAZ PARA COLOCAR O NOME DOS ANIVERSARIANTES
 PORTA RECADOS ULTRAMEGA FOFO


 Cartaz do Quantos Somos
 Calendário de Joaninha
 
 Decoração de porta do Berçário
 Chamada com bolsos transparentes para fotos (apoio ART´S PEDAGÓGICAS )
Pneus encapados para apoio dos bebês que não andam. Encapados pela Val.

Meninas, o berçário está ficando lindo! Parabéns pelo esforço coletivo. Em breve, quero postar mais fotos!


DECORAÇÃO DO REFEITÓRIO DO CEINF

A nossa Coordenadora Pedagógica Ingrid e a diretora Meire também organizaram um ambiente acolhedor, tanto para crianças, como para funcionários e pais, principalmente aqueles que estão conhecendo o CEINF pela primeira vez. Tem fotos de vários momentos vividos em 2012 com e pelas crianças. Ficou mt lindo!

 BANNER COM FOTOS DOS PROJETOS REALIZADOS

BANNER COM FOTOS DE DIVERSOS MOMENTOS DE APRENDIZAGEM E ESTÍMULOS
 BANNER COM FOTOS DO DIA DAS CRIANÇAS, SEMANA DO BRINCAR, REUNIÕES DE PAIS E ESTUDOS DA EQUIPE PEDAGÓGICA

Parabéns à todas que estão se esforçando para garantir aos nossos pequenos um espaço acolhedor, seguro, alegre e que respeite seus limites e possibilidades. Em breve estarei postando as fotos da decoração de outras salas, inclusive a minha srsrsrsr, pois fiquei tão empolgada com a turminha nova que tirei fotos das brincadeiras com as crianças e não da decoração em si. Mas através destas fotos acho que dá para ter uma ideia:
 No fundo: parede decorada com TNT estampado, cantinho da fantasia e tenda de bolinhas
 No fundo: espaço para a bebeteca, ao lado prateleira com os kits pedagógicos e demais materiais de trabalho.

EM BREVE, NOVAS FOTOS, NOVAS IDEIAS, NOVOS MOMENTOS!
********************** PROFª MARA *************************